Como redigir curriculum vitae para candidatura a emprego

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Como redigir curriculum vitae para candidatura a emprego

Currículo

O curriculum vitae equivale à primeira impressão que uma empresa vai ter sobre você. Neste documento, você poderá destacar as experiências acadêmicas, profissionais e até pessoais que melhor refletem sua personalidade e sua forma de trabalhar.

É absolutamente imprescindível que seu currículo seja bem cuidado para que nenhuma porta se feche para você. É muito comum que nos primeiros fóruns ou apresentações de empregos comece a comparar o seu currículo com o dos seus colegas. A primeira reflexão lógica é que eles são todos muito semelhantes entre si. É muito normal se inspirar nos currículos de colegas ou amigos, mas isso não deve preocupá-lo excessivamente. Seu currículo não precisa ser mais bonito do que os outros, ter mais conteúdo ou atrair mais atenção. O que é muito importante é que você saiba o que é para a empresa, para que possa se adaptar da melhor maneira possível e obter os resultados que deseja.

Um documento simples e eficiente
O CV é um cartão de visita, uma apresentação da pessoa e do profissional que é. É por isso que deve conter todas as informações relevantes sobre você. Agora, as empresas lidam com centenas e centenas de currículos e devem fazê-lo muito rapidamente, portanto, o fato de um currículo ocupar mais de uma página tende a predispor negativamente o entrevistador. Condense todas as informações em uma única página, seja muito claro no posicionamento das mesmas e, acima de tudo, destaque principalmente aquelas questões que a empresa pode considerar relevantes em relação ao cargo que você está se candidatando.

Em seu currículo, você deve inserir as informações de forma esquemática para que sejam compreensíveis com um único olhar. As informações devem ser organizadas em ordem cronológica para que o entrevistador tenha uma ideia completa de sua trajetória acadêmica e profissional. Por isso, preste muita atenção para que os períodos de tempo que você dedicou a cada coisa sejam claramente refletidos. Além disso, tente não deixar lapsos porque eles tendem a gerar dúvidas em quem vê, ou pelo menos se você o fizer, suponha que é mais provável que eles lhe perguntem durante a entrevista sobre esses períodos vazios.

Lembre-se de incluir também detalhes de contato profissional. Evite fornecer um endereço de e-mail que possa parecer pouco sério ou muito informal. Se você não tiver uma, terá que criar uma conta de e-mail para lidar com empresas. A coisa mais fácil é criar um com seu nome e sobrenome.
Experiência profissional
Quando algum aluno elabora seu primeiro currículo, ele se pergunta o que a empresa vai pensar ao perceber que não tem experiência profissional (ou muito pouca). Se este for o seu caso, não se preocupe, os entrevistadores sabem que um estudante universitário não precisa ter experiência profissional. Além disso, pergunte-se se agrega valor você colocar que em um verão você foi garçom ou anfitriã de congressos. Dependendo de como você coloca e da relação com o grupo, pode ser um sinal de que você tem uma boa predisposição para o trabalho ou pode ser visto como uma forma de ocupar espaço desnecessariamente.

Também é muito importante que você não fique na manchete: descreva seu cargo, suas responsabilidades e o que aprendeu. Quando uma empresa contrata um jovem profissional, ele não se interessa tanto pelo cargo que ocupou durante o estágio ou em regime de tempo integral quanto pela formação prática que recebeu naquele momento. Lembre-se de incluir também uma breve revisão da empresa (o que faz, onde está, etc.) caso não seja bem conhecida.

Hobbies e outras informações importantes
Não se esqueça de incluir seus hobbies e gostos pessoais; Para que a empresa saiba se você dá o perfil para o cargo a que se candidata, ela deve conhecê-lo como pessoa. Além disso, pense que a maneira como você passa seu tempo livre diz muito sobre sua personalidade, por exemplo, se você é um excelente jogador de xadrez, é muito possível que seja um candidato adequado para um trabalho individual e analítico; Se você pratica um esporte coletivo, será mais fácil conviver com seus colegas trabalhando em equipe; Se você fosse o capitão do time de vôlei, pode ter as qualidades de um líder, etc.

Claro, ele recorre ao clássico "viajar, cinema e ler" apenas se for realmente verdade. Um dos objetivos do entrevistador é verificar se você está dizendo a verdade no seu currículo e não vai custar nada pedir para você comentar o último livro que leu.

Se você já teve alguma realização ou mérito acadêmico e / ou profissional, não se esqueça de destacá-lo, pois há empresas que o levarão em consideração na seleção final do candidato.

More to explorer

Book Free Consultation

Free WhatsApp call or chat. The topic: Jobs in European union.

Who do I contact if I need help with my account?


Our Customer Care team is available to assist you with any questions you may have about EuroPassGo services or your purchased paid and free service.
Reach us by Free WhatsApp: or by email: support@europassgo.com.
We will respond to as quickly as possible..